O hábito da leitura

Oi minha gente, tudo bem?! É mês de carnaval e eu vim falar sobre hábitos de leitura, nada ver eu sei, mas bora lá pra irmos logo pular e...

Oi minha gente, tudo bem?!

É mês de carnaval e eu vim falar sobre hábitos de leitura, nada ver eu sei, mas bora lá pra irmos logo pular esse carnaval! Tô animada!

Há muito ouço que no Brasil livro é muito caro, que ler é cansativo e que é melhor esperar sair o filme... Ai e tantas outras baboseiras! Que tal parar um pouquinho e pensar o motivo real de o produto ‘livro’ ser tão caro aqui no nosso país, e o porque da sua repulsa por ler.

Respondendo a primeira pergunta o que posso dizer é: o livro no Brasil é mais caro por um motivo muito importante e meio óbvio, aqui dificilmente as pessoas leem. Isso mesmo meu bem, a culpa é nossa, as editoras produzem menos tiragem porque sabem que não vão vender grandes números e por consequência os livros encarecem.

Quanto ao livro ser chato... Isso é muito relativo, vamos colocar os irmãozinhos tico e teco para trabalhar...Você se lembra de pegar algum livro que realmente tenha gostado,algum livro daqueles bem bobinhos (os de entretenimento) e devorado sem nem perceber... Se sua resposta for não eu adianto amiguinho: você não encontrou seu estilo literário, ou cometeu erros graves pelo caminho, vou ajudar com algumas dicas.

A primeira dica é: Meu amor você nunca gostou de ler, sempre teve horror até de segurar um livro na mão, afinal eles são muito pesados né?! Sim, isso foi uma piada! Que tal começar com um pequerrucho? De no máximo 100 páginas ou um pouquinho mais ou menos, mas não arrisque-se de imediato a uma leitura de 500 páginas,que na vigésima você desiste. Eu só não agarantchiu porque não sou o Seu Creysson!

Segunda dica: Que estilo você gosta?! Bom, hoje em dia temos milhões de estilos literários fantasia, aventura, new adult, young adult, chick-lit...  Para de se cobrar demais e divirta-se! Não é hora de ser um intelectual! (Ainda)
Uma ótima dica é o livro O Diário de um Banana comece pelo volume um (Dica da também blogueira LazCult Elaine Munhoz que ama o protagonista do livro, o Greg).

Terceira: Ande sempre com o seu livro do momento. 
Quando surgir uma brechinha, ou em momentos chatos como viagem de trem (lotado), o elevador que é sempre meio embaraçoso, saque-o e força na peruca, você vai ver rapidinho a leitura termina.

Quarta: Ai Fernanda, mas me cansa ler...
Procure os livros com páginas amareladas, letras e espaçamentos maiores, eles não cansam tanto nossas vistas, e são de leitura mais fluída e rápida, pois não nos perdemos entre uma letrinha minúscula e outra. Agora se você quer a impressão de que a leitura está super rápida, procure livros com capítulos curtos. Essa sempre funciona!

Quinta: Ah Fernanda depois de um tempo esqueço o que estava escrito nas primeiras folhas...
Ah cê jura?! Solução: Coloque metas para sua leitura. De começo acho digno trinta páginas por dia, mas vá no seu ritmo se achar que trinta é muito diminua um pouco,  mas ó,  nada de ler uma ou duas páginas por dia se não o problema irá se repetir. Vê lá hein!

Sexta: Fico muito disperso na leitura.
Procure pelo menos no começo ler em um lugar calmo e quieto, tire vinte minutinhos, isole-se do mundo e mãos à obra.

Sétima: Mas se depois de tudo isso que eu escrevi, este livro, você vir com aquele papinho: Tô sem grana... Existem alguns livros digitais que lojas virtuais como a cultura e a saraiva liberam gratuitamente. Faça seu cadastro e aproveite!

Link para o download de O Príncipe - Um conto de A Seleção: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4887126


Mas você não está satisfeito e me pergunta, depois de todo esse meu trabalho árduo (eu vou chorar!!!):

Mas leitura irá me ajudar em que?!  Em tudo! Até você meninão e meninona que é da área de exatas precisa de raciocínio lógico,ler ajuda nisso; em ter maior controle da sua concentração, e melhora sua memória, dentre tantos outros benefícios.
Ler é mais que necessário, é mais que um prazer! Ler... Ah, ler é apaixonante!

Bom é isso espero que tenham gostado! Leiam muito, SEMPRE!


Mil beijos!!!

Por: Fernanda Gonçalves

Leia também esses posts!

0 comments

Instagram